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O tênis é considerado uma das modalidades mais completas do mundo esportivo por fornecer diversos benefícios à saúde física e mental, independente da idade. Se você sempre teve vontade de praticar e ainda não começou, separamos alguns motivos para você começar a jogar tênis hoje mesmo!

Tchau, gordurinhas!

Por exigir um grande esforço e muita movimentação de quem pratica, o esporte pode queimar cerca de 500 calorias por hora praticada, isso equivale à perda quando se pratica cliclismo ou corrida. É ideal para quem quer perder uns quilinhos e manter a forma. Trabalha também quase todos os músculos do corpo, o que fortalece e garante massa muscular principalmente para braços, pernas, costas e abdômen.

Mais qualidade de vida!

Praticar tênis é excelente para a saúde cardiovascular, porque o esporte ajuda a manter a pressão arterial e a respiração controladas, sem contar que evita doenças cardíacas, como derrames e enfartes. Além disso, exige força muscular, flexibilidade e coordenação, a longo prazo, isso reduz a perda de massa óssea e evita a osteoporose.

Mente saudável!

O esporte exige que a pessoa pense em estratégias e táticas para derrotar o adversário e também ajuda a aprimorar seu foco e o poder de decisão. O tênis também causa uma reação corporal que libera endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade, ou seja, diminui o estresse, a ansiedade e o risco de depressão. A autoestima e a confiança são consequências dessa prática!

Muita vitamina D!

Geralmente as quadras de tênis são ao ar livre e o esporte é praticado de dia, ou seja, a exposição ao sol é constante. Muito importante para a obtenção da vitamina D, um nutriente imprescindível para o corpo humano, que protege o coração e fortalece os ossos. Mas tome cuidado: O ideal é praticar antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde, sempre com protetor solar!

É pra todo mundo!

O tênis é recomendado para todas as idades, desde crianças até idosos! E o melhor de tudo: Por necessitar de um adversário em campo, o esporte contribui para a sociabilização e o início de novas amizades entre os atletas, fazendo a prática ser muito prazerosa e divertida. Lembrando que é essencial o acompanhamento de um profissional.

Lembre-se: Todo exercício físico requer orientação de um professor. Jogar e aprender sozinho pode causar lesões nos ombros, cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos. Tenha aulas regulares e jogue pelo menos uma vez por semana. Não se descuide dos exercícios de alongamento na hora do jogo.

E aí, deu vontade de pegar a raquete e ir treinar né? Aproveite e comece hoje mesmo! E se ainda tiver dúvidas ou alguma outra dica importante sobre a modalidade, conta pra gente. Esteja sempre acompanhado(a) de um profissional de educação física, bom jogo!

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